segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Por um mundo melhor

Hoje em dia fala-se muito em aquecimento global, preservação dos recursos naturais, meio ambiente, sustentabilidade… Pense na sua casa. Luzes acesas desnecessariamente, torneira pingando, máquina de lavar sempre ligada, sabão por todo lado. Imagine agora todas essas cenas multiplicadas pelos 190 milhões de brasileiros, e ainda por 30 dias. Você terá então um grande desperdício de energia, recursos e dinheiro.


Preservar, cuidar do Meio Ambiente é fundamental para garantir nossa sobrevivência, isto é, a sobrevivência da Vida Humana… Nós dependemos dele, não o contrário. A Natureza sozinha tem capacidade de se recuperar. Quando nascemos (desde o primeiro da espécie) já encontramos o Ecossistema pronto, organizado, estruturado… Se todos os Seres Humanos (pois somos o “único animal” capaz de destruir seu Habitat…) desaparecerem, ainda que demore um tempo, a Natureza irá se recuperar.



Sugestões para cuidar do meio ambiente.


1. Prefira sempre embalagens de vidro pois estas permitem infinitas reciclagens e não se decompõem na natureza. De todas as embalagens que as indústrias utilizam, as de vidro são consideradas das mais ecológicas, desde que não sejam desperdiçadas no lixo.

2. Dê preferência a pilhas recarregáveis. As pilhas, depois de usadas, libertam metais no ambiente, como o zinco, o mercúrio, o cádmio, etc., que produzem efeitos nocivos ao ecossistema e à saúde. 3. Prefira produtos biodegradáveis e recicláveis. Não utilize aerossóis com clorofluorcarbonetos (CFC), pois estes contribuem para a destruição da camada de ozono.

4. Diminua os gastos de eletricidade. Dessa forma fará baixar o nível de dióxido de carbono produzido pelas centrais eléctricas e contribuir para a despoluição do ar



5. No super mercado, tente utilizar sacos biodegradáveis (por exemplo, de papel ou de pano) em vez dos usuais sacos de plástico que demoram uma eternidade a degradarem-se naturalmente.




domingo, 19 de setembro de 2010

O mundo

Esses tempos a humanidade veio presenciando uma série de fenômenos meteorológicos, de grave impacto para sociedade mundial. Furacões, tornados, ciclones extratropicais, terremotos e enchentes, devastaram cidades e regiões em torno do planeta.
Tais acontecimentos nos fazem questionar se há algo de errado com a natureza, no entanto podemos garantir que com ela não há nada, mas sim conosco, seres humanos. Fenômenos meteorológicos sempre ocorreram e sempre irão ocorrer, o grande problema é a intensidade com que eles vêm se manifestando.

Existe uma lei da física que exemplifica bem o que se passa, “Toda ação possui uma reação”, com este principio podemos entender que o planeta apenas esta se ajustando as atividades humanas. Como: ao emitir gases que faz mal ao efeito estufa, não há nenhum cuidado com o lixo, estão sendo ultilizado combustíveis não renováveis, e etc. E com tudo isso a natureza continuará respondendo e se ajustando a estas péssimas atitudes.
Outro fato muito comum é que exitem muitas pessoas pensando que a sua ação não faz diferença, mas ela está errada, porque se cada uma dessas pessoas que pensam nisso não, se tomassem uma decisão ia fazer uma grande diferença para o nosso planeta.
O mundo é grande, mas se torna pequeno a partir da hora que as pessoas está com ele nas mãos fazendo com ele o que bem entende, e o que bem quer. O mundo está muito doente, neste mundo há muitas pessoas diferentes, pessoas que matam, pessoas que mentem. E eu te pergunto, há pessoas que contribuem para a ajuda do meio ambiente?
O vídeo é mais um grande icentivo para as pessoas refletirem em cima de suas ações.
Selecionei mais uma demonstração do que pode gerar as nossas ações no futuro.
Veja: Isto é um apelo a humanidade